Também são incorporadas neste livro as experiências do poeta e pedagogo Fernand Deligny, as expressões sobre a linha nos textos do filósofo Gilles Deleuze e as ressonâncias dessa temática nos poemas de Fernando Pessoa e João Cabral de Melo Neto, bem como nas reflexões de artistas como Amilcar de Castro e do desenhista francês neoclássico Ingres

 

A s artistas Edith Derdyk e Julia Panadés se encontram no dia 5/12 (quinta-feira), em Belo Horizonte, para bate-papo sobre o novo livro de Edith, O corpo da linha: Notações sobre o desenho (Relicário Edições). O evento de lançamento começa às 19, na Livraria Quixote (R. Fernandes Tourinho, 274 – Savassi).

O livro busca explicitar e reconhecer o desenho como um dos elementos fundamentais do pensamento. Com uma vocação intersemiótica, o desenho se apresenta como linguagem por meio de seu componente central: a linha.

O texto de Edith Derdyk – uma das mais representativas artistas contemporâneas das artes visuais e da palavra – entrelaça imagens poéticas e inserções informativas e históricas que desconstroem a compreensão tradicional da linha no ambiente de aprendizagem, desafiando a persistência dos cânones clássicos, ainda presentes nas práticas artísticas e educacionais. Para isso, Derdyk apoia-se em ensaios de Flavio Motta, Mário de Andrade e Vilanova Artigas, além das reflexões do antropólogo Tim Ingold, conhecido por seus estudos sobre a linha.

Experiências

Também são incorporadas neste livro as experiências do poeta e pedagogo Fernand Deligny, as expressões sobre a linha nos textos do filósofo Gilles Deleuze e as ressonâncias dessa temática nos poemas de Fernando Pessoa e João Cabral de Melo Neto, bem como nas reflexões de artistas como Amilcar de Castro e do desenhista francês neoclássico Ingres.

  • Data: 5/12 (quinta-feira), em Belo Horizonte, Minas Gerais.
  • Horário: às 19, na Livraria Quixote (R. Fernandes Tourinho, 274 – Savassi).

Padronização de texto: portal de notícias “BH de Fato”
Jornalista: Felipe de Jesus – Agência de Notícias Grupo Conteúdo (GC)
Siga no Instagram: @felipe_jesusjornalista