Especialista destaca importância da medicina ampliada pela Antroposofia nos cuidados à saúde e apoio na maternidade
À medida que o mês de maio se aproxima, é tempo de honrar e celebrar as mães ao redor do mundo. Mais do que apenas uma data comemorativa, o mês das mães é uma oportunidade para refletir sobre o papel crucial que as mães desempenham em nossas vidas e na sociedade como um todo. Danielli Ferraz, médica especialista em Cardiologia e medicina ampliada pela Antroposofia, convida a uma reflexão sobre a origem da palavra maternidade – mater – mãe.
Mater também dá origem à palavra matéria. Ou seja, podemos refletir sobre maternidade, ser uma função sagrada de trazer à matéria – ao nascimento, uma nova vida. Dessa forma, para a medicina ampliada pela antroposofia, uma conexão profunda com a mãe, mãe, seria uma reconexão com a matéria “num mundo em que fomos ensinados a desprezar a matéria, o material como algo profano.” Disso se nasce as raízes de todo o desprezo e violência contra o feminino. Desse modo, Danielli Ferraz, convida à uma reflexão sobre o profundo significado de mater- matéria – maternidade – mãe, pois vivemos em uma época que o sagrado é o mundo não material.
De acordo com a especialista, a chegada do mês de maio nos convida a celebrar e reconhecer o amor incondicional, o sacrifício e a dedicação das mães em todo o mundo. “Além das homenagens tradicionais, seria muito bom esta reconexão mais profunda através de um entendimento sobre o que também significa a maternidade, o yin, o feminino, como uma polaridade complementar e de igual importância ao tang- masculino- não material, espiritual. Se assim compreendermos profundamente, desencadearia uma mudança de paradigma em nossas vidas, restaurando o equilíbrio destas polaridades que vivem dentro de cada um de nós,” destaca.
A medicina ampliada pela Antroposofia oferece uma abordagem holística à saúde, reconhecendo a conexão entre corpo, alma ( crenças e emoções ) e espírito ( nossa individualidade ) , entre o feminino e o masculino dentro de nós.
Rede de apoio na maternidade
Essa rede de apoio pode vir de diversas fontes, incluindo familiares, amigos, profissionais de saúde, grupos de apoio à maternidade e outros recursos comunitários, todos trabalhando juntos para proporcionar o suporte necessário.
Além disso, Danielli Ferraz destaca a importância de uma abordagem integrativa à saúde materna, que reconheça e respeite a singularidade de cada mãe e filho. “Ao combinar os princípios da medicina convencional com a Antroposofia, podemos oferecer às mães uma abordagem verdadeiramente holística à saúde, que promova o equilíbrio físico, emocional e espiritual durante a maternidade”, afirma.
À medida que celebramos o mês das mães, é fundamental lembrar-se do poder do apoio materno e comunitário na promoção da saúde e do bem-estar das mães e de suas famílias. Que este mês seja uma lembrança constante do amor, cuidado e apoio que todas as mães merecem.
Fonte: Danielli Ferraz Caldas, médica formada em 1998 pela Unifenas, especialização em Cardiologia pelo Hospital Madre Teresa em Belo Horizonte ,e medicina ampliada pela Antroposofia
Foto: Acervo Pessoal | Divulgação |