Saiba quais são os principais objetivos desses retornos para os colaboradores

O feedback construtivo é o pilar do aprendizado e o desenvolvimento contínuo, estes por sua vez são os principais impulsionadores da retenção e do engajamento dos funcionários. o feedback construtivo é uma maneira de tornar os colaboradores mais conscientes de seu comportamento e seu impacto no local de trabalho, ao mesmo tempo em que os capacita a melhorar.

Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental  e Master Coach destaca que um feedback construtivo no ambiente interno de uma empresa, diz respeito às avaliações de desempenho realizadas com a equipe, tanto a respeito do que se espera dos colaboradores, quanto às suas expectativas relacionadas à organização. “Todo processo de gestão organizado, se beneficia ao estabelecer um modelo de feedback para as lideranças e para os colaboradores”, explica.

Além disso, todo feedback deve iniciar por um processo de validação do colaborador, suas funções, seus resultados e potenciais, e na sequência alinhar os pontos a serem desenvolvidos em seu comportamento, sua melhoria contínua, e sempre na busca de soluções.

Objetivos do feedback nas organizações

  • Avaliar a equipe;
  • Avaliar os resultados individuais;
  • Avaliar a equipe de liderança;
  • Validar os recursos oferecidos pelo colaboradora a empresa, e pela empresa ao colaborador;
  • Entender se a equipe valida e vive a cultura organizacional da instituição.

Os feedbacks podem ser divididos entre positivo, construtivo, negativo e ofensivo. As características do positivo são: validação, incentivo e parabenizar o colaborador por seus resultados e empenho, estimulando sempre sua melhoria e crescimento. Ele também é muito importante para manter viva a intenção de uma gestão participativa, humanizada e colaborativa.

Fonte: Cilene Noman, especialista em Gestão de Negócios, Trainer Comportamental  e Master Coach. @nomandho – www.nomandho.com.br

Foto: Internet