Especialista revela como se organizar e dividir funções no trabalho remoto

A pandemia de Covid-19 fez com que muitas empresas adotassem o home office. Consequentemente, muitos líderes se viram obrigados a enfrentar o desafio de gerenciar equipes remotas.

A distância dos colaboradores é, para muitos, um obstáculo ao controle da execução das tarefas. Por outro lado, pesquisas mostram que o aumento de produtividade é uma das principais vantagens do home office. “Para que as pessoas sejam, efetivamente, mais produtivas no teletrabalho, é imprescindível que os líderes compreendam quais passos devem ser seguidos para uma boa gestão de equipes remotas”, explica a especialista em marketing, Mariana Braga.

É ideal passar por adaptação às novas formas de comunicação, ao uso de ferramentas digitais para integrar tarefas e projetos, além de fortalecer o alinhamento de uma cultura organizacional. “Logo, as habilidades de liderança esperadas para os líderes remotos não são diferentes daquelas que devem ser desenvolvidas por gestores que estão próximos de seus colaboradores”, acrescenta.

Dicas 

Um passo fundamental para uma boa liderança remota é a abertura de canais de comunicação. “Os líderes necessitam se colocar à frente para definir quais canais de comunicação deverão ser adotados, além de estabelecer as regras a serem aplicadas na empresa”, aconselha a especialista.

É preciso ter cuidado  para a forma como as mensagens são transmitidas a distância. “Os assuntos mais delicados, é recomendável que os líderes evitem ao máximo a comunicação por texto. Nesses casos, o caminho preferencial devem ser as chamadas de vídeo, em que é possível que as pessoas se vejam”, sugere.

Para alcançar um ambiente de trabalho em que haja ganho de produtividade, é importante que os líderes se preparem para a comunicação. “É normal que ao enviar uma mensagem, esperemos uma resposta imediata. No entanto, esse desejo em grande parte de um dia de trabalho não se reflete em uma necessidade de ter uma resposta em tempo real. Para que a comunicação se torne mais eficiente, é recomendável que seja estabelecida uma rotina de reuniões de operações e alinhamento”, finaliza Mariana.

Fonte: Mariana Braga, proprietária da Mab Comunicação e especialista em marketing digital. @mabcomunicacao.

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