Empresa de inovação cresce em meio à pandemia e gera empregos

Não é novidade que a pandemia do novo Coronavírus pegou a todos de surpresa e muitas empresas precisaram se reinventar para não fechar as portas. Inclusive, muitas precisaram reduzir o número de funcionários.

Porém, também tiveram aqueles empreendimentos que se destacaram, como é o caso da GT Consultoria. A empresa é voltada para a área de capitalização de incentivos fiscais e financeiros para investir na ciência e educação. “Em momentos de crise, é preciso inovar, pensar fora da ‘caixinha’, claro que levando em conta o que é vantajoso ou não para a realidade da empresa, mas sem medo de arriscar”, conta o gerente comercial e de marketing Jonathan Herneck.

A equipe de marketing está desenvolvendo o trabalho no formato home office, ou seja, estão de casa, e a nova modalidade de trabalho permitiu contratar funcionários em diferentes cantos do país. “Percebemos que o formato foi vantajoso para a empresa, não somente na economia com deslocamento e contas mensais, mas também, em relação à produtividade dos nossos funcionários”, explica.

O home-office traz mais autonomia, pois em casa, a pessoa se sente à vontade e consegue administrar o tempo da forma que for mais adequada para realizar suas tarefas. “Realizamos reuniões para definir as tarefas e em seguida, nós as dividimos. A boa comunicação é o diferencial para que nosso trabalho continue dando certo, nossa equipe conta com suporte em caso de dúvidas e disponibilizamos todo equipamento ou materiais necessários para o funcionário desenvolver o trabalho da melhor forma”, evidencia Jonathan.

Para o funcionário Marcos Gonçalves, o modelo home office trouxe novas oportunidades. “Optamos por uma nova estratégia contratando colaboradores de todos os estados do Brasil e para que tudo esteja sempre muito bem alinhado, realizamos reuniões semanais viabilizando então que todas as tarefas e objetivos estejam sempre dentro do prazo”, explica.

Além disso, a GT Consultoria também possibilita o trabalho in loco, caso o colaborador precise de mais privacidade e não a encontre em sua casa. “Considerando todo esse contexto de mudanças, acreditamos que a situação pós covid-19 trará novas oportunidades de negócios e desafios a serem superados. Preparar-se com antecipação será a vantagem competitiva e singularidade para os nossos serviços”, conta Marcos.

Dicas

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quatro em cada 10 pequenas empresas brasileiras inovam durante a crise.  Para 27% dos empresários, os desafios impostos pela pandemia acabaram trazendo mudanças valiosas para o negócio.

Uma boa iniciativa é  promover o uso do digital nos seus negócios e renovar os canais de venda e divulgação de seus produtos e serviços são práticas mais que necessárias. “Um plano de gestão de crise para reinvenção do negócio precisa ser montado, não pode ficar à deriva. É muito importante realizar o plano de negócios do empreendedor e montar um branding, com sua marca nos diversos canais e investir em marketing digital”, afirma Jonathan.

Aprimorar técnicas e estudar também são grandes aliadas de quem pretende continuar alcançando novos projetos. “Estude sobre gestão de empresas, conhecer só o seu mercado não é suficiente. Tenha um planejamento para conseguir validar suas ideias e prever se o custo do negócio é viável”, sugere.

Ficar parado não pode ser uma escolha. “Se caso já tentou se planejar  e não consegue sair do lugar, procure ajuda de um profissional, ele te dará dicas de gestão e inovação que irão atender as necessidades da sua empresa”, finaliza o gerente.

Fonte: Jonathan Herneck, gerente comercial e de marketing da GT Consultoria.

Na foto: Jonathan Herneck