Palestra virtual será disponibilizada a partir de 16/09
A trajetória pessoal e profissional de Pedro Aleixo será relembrada em palestra da Academia Mineira de Letras. O padre José Carlos Brandi Aleixo e o advogado Maurício Brandi Aleixo apresentam “Nos 120 anos do acadêmico Pedro Aleixo”, que conta com entrevista do presidente da AML, Rogério Faria Tavares. O conteúdo pode ser assistido no canal de Youtube da AML a partir do dia 16 de setembro, às 11h.
O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.
Em entrevista ao presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, José Carlos e Maurício Brandi Aleixo, filhos do acadêmico Pedro Aleixo, relembram a trajetória do pai, desde seus anos de formação, entre Mariana e Ouro Preto.
A mudança para Belo Horizonte e o ingresso na Faculdade de Direito são contados em detalhes, bem como o começo de Pedro Aleixo na advocacia, no escritório de Abílio Machado. A eleição para vereador em Belo Horizonte, em 1927, e o engajamento de Pedro Aleixo na Revolução de 30 são igualmente descritos, assim como sua chegada à Câmara dos Deputados, para participar da Constituinte de 1934.
José Carlos e Maurício Brandi Aleixo rememoram, ainda, a eleição do pai para a presidência da Câmara dos Deputados, em 1937, e sua oposição ao Estado Novo imposto por Getúlio Vargas, em novembro do mesmo ano.
Na entrevista a Rogério Faria Tavares, José Carlos e Maurício Aleixo também relembram a eleição de Pedro Aleixo para a presidência da OAB de Minas, em 1938; sua participação no Manifesto dos Mineiros, de 1943, e sua participação no governo de Milton Campos, em Minas, como secretário do Interior e Justiça. Os filhos do acadêmico Pedro Aleixo também descrevem em detalhes como o pai se negou a assinar a edição do AI-5, em 1968, e como foi impedido de assumir a presidência da República quando a doença de Costa e Silva o impediu de continuar exercendo a função.
Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.
SERVIÇO:
Palestras online “Nos 120 anos do acadêmico Pedro Aleixo” – com Padre José Carlos Brandi Aleixo e Maurício Brandi Aleixo
Data: a partir de 16 de setembro, às 11h
Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras
Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Cemig
De onde vem a nossa força?
A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.
A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.
Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br