ViaShopping Barreiro – Créditos: Six Star. 

ViaShopping Barreiro e ViaBrasil Pampulha oferecem vitrines e catálogos virtuais, drive-thru, cursos de capacitação de lojistas e ferramentas que facilitam a interação remota com os clientes

 

Quando o fim de ano aponta no calendário, é sinal de boas-novas para o varejo: trazida pelo Dia das Crianças, a temporada de datas aquecidas é ainda mais bem-vinda agora, depois do comércio amargar longos meses sem funcionamento na capital mineira. A próxima aposta, a Black Friday, agita o penúltimo mês de 2020 e dá o verdadeiro pontapé inicial à temporada natalina: nos ViaShopping Barreiro e ViaBrasil Pampulha – empreendimentos do Grupo LGN – não só os descontos de até 70% vão completar a data, mas sim a aposta em uma semana inteira de ações com a “Semana Turbo”, além da pluralidade nos canais de compras com novo meios de aproveitar as ofertas.

De 23 a 28 de novembro, os centros comerciais da região do Barreiro e Pampulha vão reforçar as boas práticas iniciadas durante a pandemia, garantindo aos clientes três formas de comprar: a vitrine/catálogo virtual e o drive-thru – ferramentas que chegaram com a necessidade do distanciamento social e se transformaram nas grandes apostas do varejo – e, claro, a boa e velha “batida de perna” pelos corredores dos Vias. Esta última, porém, diluída em uma semana inteira de ofertas, para não sobrecarregar os empreendimentos. “Estamos nos cercando de todas as possibilidades a fim de evitar qualquer tipo de aglomeração, afinal, a pandemia não acabou e o cuidado continua sendo o nosso foco”, explica Pedro Rocha, gerente de marketing do Grupo.

“Sempre fizemos uma comunicação voltada para receber os clientes nos empreendimentos, mas este ano queremos, além disso, dar alternativas de compras à distância, por isso não vamos estimular estritamente as vendas presenciais e, sim, reforçar a importância do distanciamento e todos os protocolos de higiene, fazendo uso de recursos de vendas remotas”, afirma. De acordo com o gestor, parte fundamental dessa conscientização foi feita ao longo do curso oferecido pelo Grupo LGN aos seus mais de 200 lojistas: o projeto “Like Certo”, iniciado no final de julho, disponibilizou 10 semanas consecutivas de aulas gratuitas aos empreendedores com operações – leia-se, lojas e quiosques – nos Vias, abordando temas a respeito do marketing digital. “Já prevendo a tendência natural à multicanalidade no varejo e, cada vez mais, traços omnichannel nos consumidores, buscamos preparar nossos lojistas para vivenciar o novo momento. Tudo para que as marcas pudessem se comunicar com o cliente de forma mais eficaz e, claro, de onde quer que estivessem, sem necessariamente a presença física”, conta Pedro.

Lançando a vitrine e catálogo virtuais ainda em maio, o Grupo LGN encurtou as distâncias enquanto as operações comerciais na capital mineira ainda estavam suspensas, mas também entendeu a importância de capacitar os lojistas para este novo momento que se descortinou durante o isolamento. Durante as aulas, profissionais de renome foram convidados a compartilharem suas experiências como a mineira Isabela Lapa, especialista em Marketing Digital e Influência (@CoisasdeMineiro), repassando aos lojistas desde o beabá das redes sociais, até os segredos de uma boa venda online. “Trabalhamos essas estratégias há um tempo já, cientes de que, com a chegada de datas importantes no comércio, conseguíssemos explorar esses canais digitais”, relembra. “Agora, com a abertura dos shoppings, os canais de compra remotos uma vez lançados, não precisam ser abandonados, muito pelo contrário, eles representam uma ampliação de possibilidades de vendas e nossos lojistas estão atentos”, conta.

Este ano, com a “Semana Black” nos ViaShopping Barreiro e ViaBrasil Pampulha mais de 100 lojas, dentre elas marcas como Renner, Le Biscuit, C&A, Casas Bahia e Lojas Americanas, vão completar as ofertas em uma das semanas de maior potencial para a economia em 2020. “Estamos contando que a Black Friday possa reaquecer as vendas de final de ano, garantindo um fôlego a mais aos lojistas que amargaram dias difíceis ao longo dos mais de 150 dias sem funcionamento”, finaliza Pedro.