Saiba como aplicar essa metodologia e ter sucesso no seu negócio
Mudanças podem ser vistas diariamente em todos os setores, e no imobiliário não foi diferente. Atualmente está na frente daquele imóvel que vem se adaptando às novas formas de trabalho. Sendo assim vem surgindo a cada dia novas formas de evolução e buscas por resultados, como a gestão ágil.
O Agile foi originalmente criado como um conjunto de valores e princípios que permite que equipes de software trabalhem mais rápido, sem perder eficiência e evitando retrabalho. De forma concisa, os métodos ágeis são técnicas de gerenciamento de projetos que pretendem oferecer mais eficiência para os processos. Ou seja, um conjunto de diferentes maneiras de abordar as tarefas, visando a agilidade e o aumento na qualidade.
Ser referência em gestão ágil, pode fazer toda a diferença para a sua imobiliária. “Nesse mercado ser ágil é trabalhar com mentalidade de startup, desburocratizar processos e validar hipóteses para tomada de decisão a curto prazo” o objetivo é tornar a operação eficiente com mais segurança entre as equipes. Logo, imóveis são vendidos, outros são captados, valores mudam, ofertas expiram”, destaca Arlene Gomes mentora de produtividade, estratégias e gestão ágil (OKR) para imóveis.
Há vários modelos diferentes de metodologias ágeis, mas elas funcionam basicamente a partir de ciclos curtos de entrega e de reuniões cruzadas e rápidas entre os membros do tempo para alinhar cada etapa. “Essas ferramentas propiciam um contato mais próximo com o cliente e um processo constante de feedback para a implementação de melhorias contínuas nas soluções desenvolvidas”, ressalta a mentora de produtividade.
Principais metodologias ágeis utilizadas por imóveis
- Scrum: Sempre com a ideia de oferecer a melhor qualidade possível em cada entrega, o projeto pode ser dividido em sprints, com várias reuniões (diárias, semanais ou escritas) no período;
- Kanban: A ideia aqui é ajudar na compreensão e acompanhamento das tarefas através de um método visual baseado em frames, que por sua vez é dividido por colunas;
- Lean: Com a missão de reduzir o tempo e os recursos perdidos nos processos industriais, o proporciona uma gestão mais barata e rápida para projetos (ou empresas);
- OKR: é uma estrutura (framework) para estabelecimento de metas usado para definir e rastrear metas de forma mais eficiente. Usado para mapear objetivos empresariais de ponta.
Arlene finaliza dizendo que aplicar essas técnicas pode não ser uma tarefa fácil e que para garantir o sucesso, toda a equipe precisa estar restrita e motivada a adotar as mudanças necessárias, principalmente o dono e os principais líderes do imobiliário. “É a soma de estratégias aprovadas pelas principais empresas do mundo, e com certeza trará resultados”, conclui.
Fonte: Arlene Gomes é mentora de produtividade, estratégias e gestão ágil (OKR) para imóveis. Atua como consultora no mercado imobiliário (@arlenegomes220)
Foto : Fonte internet