Plantas Pulsam – Thiago Mazza – Foto Isis Medeiros.
Festival de arte pública e tecnologia ocupa espaços públicos de Diamantina, entre 2 e 5 de outubro, e de Uberlândia, entre 16 e 19 de outubro
A Festa da Luz – maior festival de arte pública e tecnologia do Brasil – chega ao interior de Minas Gerais no mês de outubro, com edições em Diamantina, entre os dias 2 e 5, e em Uberlândia, entre 16 e 19. O festival acontece pela primeira vez nas cidades, trazendo dois projetos: a Mostra Minas, com uma seleção de artistas mineiros, e a Mostra Mundo, com obras de artistas do Brasil e de fora. As duas Mostras têm patrocínio exclusivo da Cemig e do Governo de Minas por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.
Com surgimento em Belo Horizonte, onde já realizou 4 edições – a mais recente reunindo 150 mil pessoas em quatro dias – a Festa da Luz tem o objetivo de trazer novas formas de perceber e viver as cidades. Com grandes instalações, letreiros, performances, shows e videomappings, a iniciativa transforma o centro das cidades por quatro dias. Artistas renomados como Thiago Mazza, Homem Gaiola, Grace Passô, Ricardo Bizafra e Raquel Bolinho assinam obras que convocam o olhar e a reflexão do público.
Nas outras cidades não será diferente. Em Diamantina, o centro histórico vai ganhar luzes, cores e muito brilho. Andar pelas ruas, ladeiras e praças da cidade vai ser uma experiência diferente e única na vivência da arte. Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a Festa da Luz promete encantar quem passar pelas ruas da cidade.
Para a diretora de Comunicação e Marketing da Cemig, Cristiana Kumaira, a realização da Festa da Luz em Diamantina e em Uberlândia reafirmam o compromisso da Companhia com a descentralização dos repasses dos incentivos culturais, contribuindo para a ampliação do acesso às práticas artísticas nas várias regiões do estado.
“Como a maior incentivadora da cultura de Minas Gerais, a Cemig busca proporcionar que as muitas expressões artísticas existentes no estado possam contemplar um maior número de pessoas, nas diversas cidades mineiras. A Festa da Luz existe há alguns anos em Belo Horizonte, mas é importante fazer com que outras localidades possam contemplar essa experiência inovadora. No início de outubro ela está em Diamantina e, no final do mês em Uberlândia, misturando, em suas duas mostras, a arte, a arquitetura, os espaços urbanos, a tecnologia e muitos outros elementos culturais”, destacou.
PROGRAMAÇÃO DIAMANTINA
Instalações – Mostra Mundo
O ser fantástico de nove metros de altura da designer e ilustradora capixaba Amanda Lobos, “Ventura”, conquista o olhar do público na Igreja São Francisco de Assis. Na Igreja Nossa Senhora do Rosário, estará o inflável “Sonhando Acordado”, de Alex Senna, apresentado em primeira mão no Festival Sensacional deste ano. “Templo da Luz”, de Pedro Campiche, de Lisboa (Portugal), também conhecido como Akacorleone, leva à Praça Dr. Prado composições de luz que remetem aos templos religiosos, buscando criar na cidade um espaço de contemplação e reflexão. Os “Bonecos Black de Posto” de Dpaula representam a força gráfica do hip-hop e da cultura de rua na Praça JK.
Dois letreiros também compõem a mostra. “A rua é do desejo”, do poeta Francisco Mallmann, iluminará o Teatro Santa Izabel, enquanto o famoso letreiro de Nívea Sabino “Fé no Mutirão” estará na Praça Dr. Prado, no espaço Casa da Música.
Instalações – Mostra Minas
Um dos destaques na Festa da Luz deste ano em Belo Horizonte, a obra “Foco”, do artista e arquiteto Ricardo Bizafra, leva à Praça do Mercado seu túnel de luz. Do mesmo local, será possível admirar a instalação “Paisagens Digitais”, do Homem Gaiola. Os simpáticos personagens da grafiteira mineira Raquel Bolinho irão colorir a Praça do Bonfim, enquanto no Beco Tertuliano de Mattos a atriz Grace Passô traz sua “frase-feitiço” na obra “Mandinga”. Na Rua Antônio de Pádua Oliveira, um dos expoentes do muralismo contemporâneo brasileiro, Thiago Mazza (MG), apresenta “Plantas Pulsam”.
A Mostra de Video Mapping vai colorir e iluminar de formas surpreendentes a Catedral de Santo Antônio em três sessões por dia (19h, 20h e 21h). Na Mostra Minas, VJ Bah (BH) e VJ Eletroíman (BH) comandaram as projeções, enquanto a Mostra Mundo conta ainda com VJ Flora (BA), VJ Gyulyia (SP), Kelly Pires (SP), Letícia RMS (SP), Lígia Alonso (SP) e o Coletivo Coletores (SP).
A Festa da Luz também movimenta a cidade com uma programação musical especial na Casa CEMIG, espaço montado na área externa da Casa da Música, perto da Praça Dr. Prado. A programação conta com atrações todos os dias, às 20h: na quinta, o trio de Milho Verde (MG) Forró da Onça; sexta, o diamantinense Gabriel Botelho; sábado, Elisa Pretinha, e domingo, Gafieira Geral fechando a programação.
PROGRAMAÇÃO UBERLÂNDIA
As obras de Akacorleone, Thiago Mazza, Amanda Lobos, Francisco Mallmann, Ricardo Bizafra, Raquel Bolinho, Alex Senna, DPaula e Homem Gaiola também viajam para o Triângulo Mineiro. Além delas, Uberlândia também recebe os letreiros do escritor, ambientalista e filósofo Ailton Krenak, da doutora em teoria e crítica literária Amara Moira, e de Ana Maria Gonçalves, primeira mulher negra eleita para a Academia Brasileira de Letras. Além das obras luminosas, a programação também conta com Mostra de Video Mapping e performances de artistas locais pelo circuito do festival.
SOBRE A FESTA DA LUZ
O festival, que desde 2021 ilumina as ruas do baixo centro da capital mineira, já levou suas criações para o Rock The Mountain, em Itaipava (RJ); para o Mapa Festival, em Itabira (MG), para o SSA MAPPING, em Salvador (BA) e para o Festival SESC de Inverno, na região serrana do Rio de Janeiro. Em 2024, ainda cruzou o continente, chegando ao Geary Art Crawl, em Toronto, no Canadá. A festa, de raiz mineira, começou a ampliar sua presença no interior do estado em 2024, em Montes Claros, e agora segue para Uberlândia e Diamantina ocupando diversos espaços públicos.
CEMIG: ENERGIA DA CULTURA
A Cemig é a maior incentivadora da cultura em Minas Gerais. Ao longo de sua história, a empresa reforça seu compromisso em patrocinar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar e acolher a cultura mineira em toda a sua diversidade. Os projetos e atrações patrocinados pela Cemig têm como objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas culturais. Ao investir, incentivar e contribuir o crescimento do setor cultural em Minas Gerais, a Cemig contribui para dar vida à arte, refletindo o posicionamento da Companhia em ser uma indutora do desenvolvimento social e econômico de Minas Gerais.
SERVIÇO
FESTA DA LUZ – Mostra Minas e Mostra Mundo
Diamantina: 2 a 5 de outubro
Uberlândia: 16 a 19 de outubro
Patrocínio exclusivo: CEMIG e GOVERNO DE MINAS por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Gratuito
Mais informações: www.instagram.com/festadaluz.