Festival Verbogentileza – crédito – Giovanny Sá.
Atrações serão transmitidas também via streaming, potencializando ainda mais os diálogos propostos pelo Festival
Se respirar nos fortalece, regenerar nos realiza. É a partir dessa premissa que o Festival Verbo Gentileza chega à sua 7ª edição com o tema “Respirar & Regenerar”. A Praça Floriano Peixoto, espaço público e democrático que sempre foi ocupado pelas pessoas, é mais uma vez palco para o evento. Ao longo dos dias 19, 20 e 21 de agosto, o público encontrará uma programação repleta de shows, vivências, rodas de conversa e também expositores de artesanato, além de food bikes e food trucks. A participação é gratuita e acessível em libras. Tudo será gravado e legendado no YouTube e todas as peças trazem a legenda #paratodosverem. A frente do palco está preparada para ser ocupada pela comunidade surda e cadeirante.
O Festival, que sempre foi uma ponte entre a inspiração e a ação, nasceu como proposta de mudança e transformação sobre as formas de viver em coletivo, principalmente nos grandes centros urbanos. Após o período mais difícil da pandemia e das pausas necessárias, ainda difíceis e desafiadoras, chega o momento de respirar novamente, promover novos encontros e regenerar.
“Ando pelo mundo afora, adoro ver culturas diferentes, absorver novas formas, sentir o desenrolar do planeta e o reverberar dentro de mim! Dessa percepção saem os verbos normalmente que estão me afligindo, então faço pesquisas, porque não é sobre mim, mas sobre refletir se o que estou sentindo faz parte de um sentimento coletivo. Às vezes, me pergunto: minhas ‘percepções são entendidas, fazem sentido?’ Isso tudo causa angústia e, nestes tempos entendi, TODOS temos angústia e a busca por felicidade é quase infantil. Então busco a presença e, no presente, se o Verbo Gentileza ajudar algumas pessoas a refletir e aprender sobre respirar e regenerar, já me darei por satisfeita em 2022”, reflete Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.
O Festival Verbo Gentileza é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo. É executado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e da Gerdau, com apoio de Patrus Transportes, IMAP e Do Brasil Live.
Programação:
O Portal da Gentileza, com suas fitas coloridas – marca registrada do evento –, estará novamente na Praça, como uma passagem para uma outra atmosfera. Desta vez, a experiência será olfativa, visual e sonora. As atrações estão concentradas em três locais da Praça Floriano Peixoto: no Palco Instituto Unimed-BH, na Alameda e também no gramado, onde ocorre o Piquenique Regenera, com rodas de conversa, performances e uma apresentação musical. Tudo será transmitido ao vivo, via streaming, para ampliar a rede da gentileza e para que mais pessoas possam conferir os conteúdos. A mestre de cerimônias será Babi Amaral.
O Palco Instituto Unimed-BH concentra os shows que vão embalar o público e criar a atmosfera já tão conhecida do Festival. No dia 19 de agosto, com programação que vai das 18h às 22h, terá aula de Yoga Cantada, com Flávia Ferraz, e se apresentam Maiara Moraes e Glaw Nader Octeto, com abertura de Gurusangat. Já no dia 20, o público conta com atrações das 9h às 22h e confere shows com Décio Gioielli – “Caetano Veloso em Kalimba”, Clube da Esquina para Crianças, DJs Kingdom e Palomita, Radio Exodus e Sexteto Sucupira. No último dia do Festival, dia 21, há aula de Yoga Gongo, com Renato Moura, Gabriel Bruce e ICONILI.
Entre as rodas de conversa, é possível participar de diálogos com temas como ESG, Sustentabilidade, Gentileza e muito mais. Também há vivências com Yoga, experiências como a Bolhaterapia, performances e shows realizados no gramado.
Circuito de Festivais: Verbo Gentileza + Festival Rolé + Savassi Festival
Neste ano, o Verbo Gentileza se juntou a outros eventos da cidade que acontecem também no mês de agosto. Atrações do Festival Rolé estão incluídas na programação e foi criado um circuito com o Savassi Festival. O público terá muitas opções de entretenimento. Essa collab foi viabilizada pelo Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo aos dois projetos.
“Sempre houve uma questão de datas. Conversamos com os produtores para tentar dias diferentes, até que pensamos: por que não fazer juntos? Dentro dessa lógica, criamos um circuito de festivais. Verbo Gentileza está acolhendo dentro da Floriano Peixoto o Festival Rolê e criando um circuito com o Savassi Festival. Em vez de concorrer, nos juntamos na vontade de criar e oferecer um grande circuito para BH no mês de agosto. Afinal, a vontade coletiva da humanidade é a força dominante para o estabelecimento de perspectivas de um presente mais gentil e de futuros mais desejáveis”, comenta Patrícia.
Floresta Verbo Gentileza
Como maneira de trazer a sustentabilidade e a pauta do ESG (environmental, social and governance) ao festival, foi firmada uma parceria com o Abundance Brasil, que propõe a restauração ambiental do Brasil por meio do plantio de 110.000 árvores nativas que são tokenizadas e geram créditos de carbono. Os 110.000 tokens gerados para essa floresta representam uma geração igualitária aos investidores que adquirirem o ativo.