Na imagem: Raquel Ferreira – Arquivo Pessoal. 

Confira os 7 estilos universais qualificados como: Natural Esportivo, Tradicional, Elegante, Romântico, Sexy, Criativo e Dramático Urbano

Jornalista:
Felipe de Jesus
Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista

Você já ouviu falar dos 7 estilos universais? Talvez não, mas essas maneiras de expressão já eram faladas por profissionais da Moda há muitos anos, no entanto, sua definição só surgiu de verdade no famoso livro Style Source: The Power of the Seven Universal Styles for Women and Men (ou, Fonte de estilo: O poder dos sete estilos universais para mulheres e homens), dos autores Alyce Parsons e Mimi Dorsey. Com isso, a obra se tornou uma referência mundial, mas mesmo assim, muitas pessoas ainda não conhecem, por isso, a empresária do setor de Moda, Raquel Ferreira, fala sobre esses estilos lembrando que mesmo existindo vários, não significa que a pessoa deve ter somente um.

De acordo com a empresária Raquel Ferreira, os estilos são variados, mas sempre atendendo cada personalidade. “Muitas pessoas desconhecem, mas existem 7 estilos universais, e é super normal a pessoa transitar por vários deles. Não significa que a pessoa deve ter somente um estilo, por isso, os estilos são qualificados, como, Natural Esportivo, Tradicional, Elegante, Romântico, Sexy, Criativo, Dramático Urbano. Além disso, nossa imagem é sempre formada por cerca de 2 a 3 dos 7 estilos universais. Assim, sempre temos um estilo que é o nosso estilo predominante e esse meio predominante, muitas vezes tem a ver com a nossa essência, com a nossa personalidade”, explica Raquel.

Segundo Raquel Ferreira, vale a pena entender sobre cada um dos estilos e o que eles significam para as pessoas. É uma forma, também, de identificar sobre qual a pessoa se encaixa. “Nos 7 estilos, é bom saber de verdade o que ele representa, por isso, vamos falar um pouco de cada um aqui para trazer mais clareza. O primeiro é o Natural Esportivo. Pessoas desse estilo gostam de roupas práticas e casuais, de modelagem básica, confortáveis e leves. A palavra de ordem é conforto. Pessoas deste estilo preferem sapatos baixos, roupas soltas no corpo com tecidos macios e sobreposições. O visual é básico e despojado. Gostam de cores neutras e alegres. As listras e o xadrez estão entre suas estampas prediletas. Transmitem uma imagem alegre e despretensiosa.”, completa.

Já o segundo estilo é o Tradicional, como aponta Raquel e o terceiro, o Elegante. “Pessoas do estilo Tradicional gostam de roupas discretas e de qualidade, que não tenham muitos detalhes. Ou seja, as pessoas deste perfil têm um jeito objetivo e simples de se vestir. Peças feitas sob medida, com linhas retas, estruturadas e funcionais. Acredita muito no custo benefício de um produto, vê uma relação entre a roupa e a sua necessidade. Esse estilo não se preocupa com o que está ou não na moda. Essa pessoa opta sempre por peças atemporais, que não saem de moda nunca. Já no Elegante, a pessoa do estilo Elegante/Refinado ou Contemporâneo geralmente são imponentes, exigentes e sofisticadas. Esta pessoa é naturalmente elegante e possui um visual requintado, impecável e atualizado. Uma das diferenças do Clássico para o Elegante é a pessoa ser mais atual, utiliza peças modernas, é mais antenada na moda, usa as roupas de um jeito menos formal que o estilo Clássico (tradicional), é refinada, imponente, culta, bem-sucedida, vaidosa, segura, impecável. A necessidade é social”, salienta.

Para todos

Além dos estilos já listados, Raquel Ferreira, lembra que existem mais alguns que completam a lista dos 7 estilos universais.

Romântica

Geralmente, as pessoas adeptas desse estilo são gentis, alegres, vaidosas e tem um forte senso de cuidado para com os outros. Delicadeza e leveza definem a alma de uma mulher romântica que abusa da fluidez dos tecidos para valorizar o feminino. A pessoa que tem esse estilo como um de seus principais, é uma pessoa romântica, sofisticada e doce.

Sexy

Esse estilo é destinado à pessoa com personalidade forte, confiante, sedutora e provocativa. Gostam de valorizar o corpo e chamar atenção para partes estratégias do mesmo. Essa pessoa nasceu para brilhar, é provocante, desinibida, gosta de se sentir atraente e bonita Necessidade: sentir-se desejada.

Criativa

Pessoas deste estilo gostam de chamar atenção por sua roupa e seus acessórios, e não pelo seu corpo. Geralmente esse estilo criativo é destinado a pessoas muito seguras que não têm medo de experimentar o novo. Buscam o não convencional e o nada óbvio, sempre apostando em algo divertido e inusitado. Sabem criar produções ousadas, misturando peças-chave de estilos bem diferentes. Ao invés de seguir tendências, essas pessoas costumam lançar tendências. Criatividade é o que as move.

Dramático Urbano

A pessoa que tem esse estilo como um de seus principais, é uma pessoa confiante, séria, moderna, elegante, cosmopolita, urbana. Mas, a palavra que define essa pessoa é PODEROSA. Ela ama o poder e por isso, se veste de forma que se sinta assim. Essa pessoa gosta de se destacar mas sem ser espalhafatosa. Ela se destaca pela elegância e sobriedade no look. Necessidade social, transmitir força.

Esses são os estilos universais explicados por Raquel Ferreira, que com tantos anos no mercado da Moda, acredita que eles são importantes para as pessoas. “E aí, conseguiu descobrir quais os seus estilos? Lembre-se que possuímos de 2 a 3 estilos, sendo 1 predominante. Os meus são o Sexy, Criativo e Dramático Urbano. Adoro e indico todos vocês a conhecerem melhor sobre os 7 estilos universais”, conclui.