Promoções, entregas e condições especiais são as principais táticas
O cliente sempre tem razão? Essa frase, que pode ser meio controversa para alguns, pode fazer muito sentido nesse final de ano. Não por questão de benevolência das empresas, mas por necessidade de atração do público.
Com o final de ano se aproximando, o mercado na esperança de aquecimento e o comércio dando duro nas vendas em todo tipo de segmento, o cliente não só deve ter razão como total satisfação nas compras que fizer nesse final de 2020. É o que diversos empreendedores, lojistas e pequenos comerciantes estão fazendo nessa reta final: se reinventando. “Todo mundo quer comprar, ou presentear alguém. O comércio acelera e os vendedores sabem disso e precisam correr atrás de estratégias’’, afirma Aline Oneda, publicitária e especialista em encantamento do cliente.
Oferta de condições especiais e em alguns casos o “compre dois e leve o terceiro de graça” são bem corriqueiras nessa época. Exemplos disso são as condições de desconto de um produto, quando adquire outro junto, por exemplo. São diversas formas de atrair o cliente com essas pequenas “tentações’’. Mas existe um ponto muito importante a ser alertado aos lojistas: sempre ter total honestidade com o cliente. Portanto, nada de promoções fraudulentas em que no momento da conversão o valor de desconto que o cliente ganharia é mínimo. Ou aumentar consideravelmente o preço dos produtos semanas antes, e reduzir minimamente na véspera das comemorações.
Outra dica ótima que o consumidor adora: o vendedor se lembrar dele. As condicionais são formas de venda bastante utilizadas, em que a mercadoria é levada até a casa do cliente quando solicitado para ele analisar as peças com calma antes de comprar. Mas nesse final de ano, uma boa pedida seria sugerir essa forma de entrega na casa do comprador antes de sua solicitação, sem custos adicionais. Um “levamos até você’’ pode ser o que faltava para conseguir vender até para aqueles que não tem tempo.
Vendas com pequenos benefícios também ganham forças. Ao comprar uma bicicleta, por exemplo, o cliente pode ficar feliz em saber que pode ter a primeira revisão grátis na loja. Ou ao comprar uma cesta de chocolates para presentear alguém, a loja pode oferecer um vale-compras de determinado valor para que o cliente volte e continue a consumir os seus produtos.
São várias as formas de atrair o público e decolar nas vendas! Mas lembre-se que honestidade e boa vontade são cruciais para que a razão e a satisfação do cliente estejam sempre em alta.
Fonte: Aline Oneda, publicitária, especialista em marketing e encantamento do cliente. https://www.instagram.com/alineoneda/