Especialistas listam principais dicas para empreendedores sobreviverem durante a pandemia da Covid-19
A pandemia do novo coronavírus trouxe consigo diversas preocupações em relação a economia mundial. No Brasil, um dos principais problemas refere-se aos empreendedores que não sabem como sobreviver em meio ao caos gerado pela Covid-19. Porém, como em toda crise, esse momento pode ser uma oportunidade para pensar diferente, inovar e aprender com a situação.
A princípio pode parecer difícil aderir a tal pensamento, mas André Bax, Master Coach e especialista em Gestão Empresarial, revela que esse é o caminho para conseguir sobreviver e gerar oportunidades. “Sabemos que nesse momento todo mundo vai passar por um período complicado. Então, o desespero pode piorar ainda mais o estado de crise. É o momento de respirar e traçar estratégias para conseguir se reerguer e voltar a prosperar quando tudo isso passar”, afirma.
Mas, como transformar a crise em oportunidade? Valéria Bax, Master Coach e especialista em Gestão de Negócios, diz que o primeiro passo é acreditar em si mesmo. “Não deixe o pessimismo tomar conta de suas ações. Essa atitude pode ser o principal vilão de um negócio. Afinal, se você mesmo não acredita que pode se reerguer, quem mais vai acreditar?”, questiona.
Dicas
Além de ser otimista, existem outras ações que são essenciais durante a crise. Como, por exemplo, tirar vantagem do home office. “Faça seu tempo valer em casa. Dependendo do serviço que você oferece, opte pelas plataformas digitais, delivery, aplicativos de entrega, produtos que vão alcançar quem está em casa com os familiares e precisam manter o bem-estar e qualidade de vida”, indica Valéria.
Outro questão importante é a organização. “Planejar suas estratégias é importante em qualquer momento da vida, seja quando está tudo tranquilo ou na crise. O planejamento é essencial para que qualquer negócio sobreviva”, complementa André.
Além dessas dicas, os diretores do Instituo Evex fizeram uma lista com as atitudes que você deve ter em mente. Confira:
– Fique de olho no mercado e veja quais são as necessidades do seu cliente;
– Não tenha medo de mudanças! Em meio à crise, inove seu negócio;
– Pense diferente! Imagine o que ainda não está sendo feito e se mantenha a frente dos seus concorrentes;
– Invista nas plataformas digitais. Lembre-se que a tecnologia é a principal aliada durante o momento em que todos precisam se manter distantes;
– Corte gastos com sabedoria. Alinhe quais são as reais necessidades do seu negócio e evite retirar itens essenciais para manter o seu cliente;
– Pesquise! Aprenda, conheça outros mercados e oportunidades, busque novas informações sobre seu segmento.
Fontes:
André Bax, formado em Administração, MBA em Gestão Empresarial e pós-graduado em Gestão de Negócios para Executivos e Master Coach. Diretor do Instituto EVEX, escola especializada na formação de líderes e coachs.
Valéria Bax, empresária do varejo há mais de 30 anos e Mastercoach na Área de Negócios. Formada em Comunicação, Especialista em Gestão de Negócios, Marketing e Comercial.