Idealizada pelo casal Tiago Leifert e Daiana Garbin, conscientização sobre o retinoblastoma ocorre no dia 21 de setembro em empreendimentos da ALLOS de todas as regiões do país

Importante canal de comunicação com o público, os shoppings da ALLOS — que recebem mais de 40 milhões de visitas por mês —, vão participar de uma mobilização nacional em torno da retinoblastoma — um tipo de câncer ocular — com médicos voluntários e outros profissionais de saúde. Esta é a segunda vez que os shoppings recebem a campanha ‘De Olho nos Olhinhos’, uma iniciativa do casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin. Em 2021, a pequena Lua, filha deles, recebeu o diagnóstico da doença.

No próximo sábado (21), os shoppings Del Rey, Boulevard e Estação BH, em Belo Horizonte (MG), receberão ações especiais para ampliar a conscientização das pessoas sobre a doença e alertar sobre os principais sintomas.

O Del Rey e o Boulevard Shopping criaram um espaço exclusivo da campanha para receber as famílias, oferecer experiências lúdicas e a orientação de equipes técnicas, com o apoio de profissionais voluntários. A programação acontecerá exclusivamente no sábado (21), durante o horário de funcionamento dos shoppings, das 10h às 22h, no 3º piso do Del Rey e no 2º piso do Boulevard.

Já o Estação BH reforça a mobilização online da campanha, levando ao seu público e ao vetor Norte informações de conscientização sobre a retinoblastoma e a importância do diagnóstico precoce. As pessoas poderão conferir os conteúdos ao longo da semana nas redes sociais (@shoppingestacaobh) e na mídia digital do empreendimento.

Mobilização nacional

Ao todo, 44 shoppings da ALLOS em todo o país abraçam a campanha “De olho nos Olhinhos”. A helloo, empresa de mídia exterior da Companhia, disponibilizará espaço em mais de 13 mil telas de publicidade, para que as informações sobre a doença e a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura circulem com maior alcance. Vídeos informativos também serão exibidos nos corredores dos shoppings do grupo.

“Nós nos vemos como um importante aliado em todas as discussões importantes para a sociedade, dado o volume de pessoas que recebemos todos os meses, o alcance e capilaridade dos nossos shoppings nas cinco regiões do país. O nosso engajamento nessa campanha educativa, de saúde e de utilidade pública, nos transforma também em uma plataforma importante para conscientização, gerando a oportunidade de diagnóstico precoce, o que é extremamente importante. Desta forma, oferecemos os nossos espaços para que mais pessoas tenham conhecimento e estejam informadas sobre esta doença”, destaca a diretora de Marketing da ALLOS, Ana Paula Niemeyer.

Segundo Tiago Leifert, a campanha tem o intuito de contribuir para promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância. “Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que nós conseguimos, e por isso é fundamental fazer a informação chegar em cada vez mais pessoas para todo mundo ficar de olho nos olhinhos. Como é uma doença traiçoeira, também auxiliamos casos suspeitos a confirmar o diagnóstico e encontrar um centro de referência com rapidez”, afirma o jornalista.

Novidades

Neste ano, a campanha traz um novo integrante, que promete aumentar a conexão com os pais e crianças. ‘De Olho nos Olhinhos’ conta agora com o mascote Flash, um gatinho que simula um dos sintomas visíveis da doença — o olho de gato — que estará nas cartilhas e materiais distribuídos ao público e à comunidade médica.

A campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil: Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e Sociedade Latino-Americana de Oncologia Pediátrica (SLAOP).

Também são apoiadores o Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (GRAACC), Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (TUCCA), St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança Amarte, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLA) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).