Cidade Junina – Divulgação.

 

A cidade cenográfica imersiva está sendo montada no Mirante Beagá; veja as principais atrações

Maior complexo junino de Minas Gerais, a Cidade Junina 2023 volta ao Mirante Beagá, no bairro Olhos d´Água, a partir de 24 de junho. Após a temporada de sucesso de 2022, o megaevento vai reforçar os traços históricos de Minas Gerais, promovendo atividades de valorização da cultura, das artes e, claro, da diversão. A realização é da naSala e Box. Bold Xperiences, com patrocínio máster da Cemig via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Neste ano, o tema “Mineiridade” é protagonista, trazendo uma cenografia ainda mais realista e imersiva, reproduzindo o visual das pequenas cidades do interior de Minas. Haverá o coreto, a igrejinha, barraquinhas e os personagens que divertiram os visitantes no ano passado – a fofoqueira, o prefeito, o padre e outros moradores da cidade estarão por lá para interagir.

A Cidade Junina faz parte do projeto naCidade, que, atualmente, engloba também a Cidade de Natal, buscando fortalecer a produção cultural brasileira. Segundo Kiko Gravatá, gestor da naSala, o objetivo é oferecer cultura, arte, entretenimento e gastronomia de qualidade aos visitantes. “Toda a programação é pensada para valorizar e descentralizar o acesso à cultura: desde a escolha do local até atividades como oficinas criativas, contação de histórias e outras.” Também neste ano, a Cidade Junina vai ativar pontos de coleta de projetos sociais e receber, por meio da Cemig, alunos de escolas públicas.
“Depois do sucesso da Cidade Junina no ano passado, que revolucionou o formato de comemoração das festas de São João aqui em Belo Horizonte, esse ano a gente traz novamente o projeto, consolidando o evento dentro da programação da cidade, com muitas novidades. Vale destacar que a gente vai fazer as aberturas no sábado, com grandes shows, e no domingo, será exclusivo para a família, com entretenimento infantil”, afirma Carlos Magno, sócio da Box. Bold Xperiences.

Novo formato

A Cidade Junina 2023 terá programações especiais para cada dia de funcionamento (veja a agenda abaixo). A “Festança” acontece aos sábados, com agenda voltada para o público adulto aproveitar a noite com música e diversão. A gastronomia tem curadoria do chef Eduardo Maya, idealizador do Projeto Aproxima.

Entre os shows de peso, estão Falamansa, Chitãozinho e Xororó, Buchecha, Fábio Jr. e Wilson Sideral. Haverá também o Dia Mundial do Rock, recorde de público em 2022, promovido pelo Circuito do Rock/Jack Rock Bar.

Já os domingos serão especialmente para famílias com crianças, com programação divertida e cultural, brincadeiras, oficinas e atividades educativas. A “Cidadezinha” reserva para o público grandes espetáculos como Galinha Pintadinha, Arraial Mundo Bita, O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar, além do Circo da Cidade.
Os ingressos custam a partir de R$ 30 e estão à venda na Bilheteria Digital. Mais informações em www.nacidadebh.com.br e Instagram @nacidadebh.

Agenda – Cidade Junina 2023
24/6 a 23/7
Sábados – Festança (19h às 02h)
24/6 – Fábio Jr e Wilson Sideral
1/7 – Chitãozinho e Xororó
8/7 – Circuito do Rock
15/7 – Falamansa e Buchecha
22/7 – Encerramento com atração surpresa

Domingos – Cidadezinha (11h às 20h)
25/6 – Galinha Pintadinha
2/7 – Circo da Cidade
9/7 – Circo da Cidade
16/7 – O Tubarão Martelo e os Habitantes do Fundo do Mar
23/7 – Encerramento com Arraial Mundo Bita