Especialidade auxilia a manter qualidade de vida e evitar o impacto emocional da perda de cabelos que afeta homens e mulheres

Os cabelos, que são considerados símbolos de beleza e saúde, estão diretamente ligados a autoestima de homens e mulheres. Além das repercussões psicossociais, a perda de pelos pode ser sinal de doenças subjacentes. O número de pessoas que desenvolvem perda de autoestima, depressão e ansiedade por conta de quedas capilares aumenta todos os dias nos consultórios de psicologia. Nesse quesito, a principal solução para contornar todos esses problemas encontra-se na tricologia médica, especialidade responsável por tratar doenças relacionadas a perda de pelos no corpo.

A médica especialista em transplante capilar, Luiza Ottoni explica que a tricologia médica é uma subespecialidade da Dermatologia que estuda e trata as patologias que acometem os fios, pelos, cabelos, couro cabeludo, rarefações, quedas capilares/alopecias.

Afinal, o que é alopecia?

Ottoni comenta que o termo alopecia ainda confunde muita gente. A especialista esclarece que este nome significa perda ou redução de pelos em qualquer parte do corpo. “Existem várias causas e tipos de alopecias. Portanto, ao apresentar queda capilar excessiva, afinamento dos fios ou falhas capilares, é recomendado que se faça uma avaliação com o Médico Especialista em Tricologia para um tratamento mais assertivo”, completou.

No consultório

Luiza conta que na consulta é realizado o exame de Tricoscopia digital (mapeamento digital do couro cabeludo) utilizando o aparelho Fotofinder®, com lentes de aumento de até 120 vezes e alta resolução. “Através dele, podemos elaborar, com mais precisão, um diagnóstico correto para nossos pacientes. Estabelecido um diagnóstico, direcionamos melhor o tratamento, e até fazemos um melhor planejamento do transplante capilar”.

Tratamentos que recuperam a autoestima

Especialistas indicam que até 40% das mulheres e 70% dos homens irão apresentar quadro de Calvície em alguma fase da vida. Em contrapartida, Luiza relata que muitos ainda não sabem que existem tratamentos específicos como o MMP® capilar e o Transplante Capilar para auxiliar na recuperação da autoestima.

A especialista explica cada um dos procedimentos. Confira:

MMP® capilar – No MMP® temos a junção de duas técnicas: microagulhamento fino e microinfusão de medicamentos diretamente na pele. Este tratamento auxilia na recuperação mais rápida do aumento de espessura e densidade capilar. Indicado para tratamento de algumas alopecias no pré e pós transplante.

Transplante Capilar – A técnica de transplante capilar evoluiu muito e os resultados ficam naturais, pois os fios são transplantados um a um. O procedimento consiste em remover o cabelo de uma área doadora do próprio paciente e transplantá–lo para um local em que há rarefação ou queda capilar, inserindo as unidades foliculares uma a uma, com os bulbos (raízes) preservados. Tanto pela técnica FUE quanto FUT, os fios são implantados um a um.

Fonte: Luiza Ottoni, médica dermatologista, especialista em transplante capilar (www.tricologiabh.com.br).